terça-feira, 24 de novembro de 2009

Experiências pastorais do Apóstolo Paulo: " Marcas no corpo e na alma"

Texto: I I coríntios 11: 16 a 33
INTRODUÇÃO:
Quero neste momento através da palavra de Deus,refletir principalmente com aqueles que exercem algum tipo de liderança ministerial e especialmente com os pastores,acerca das experiências pastorais na vida do Ap.Paulo. Minha oração é que todos nós que estamos no ministério,a partir destas experiências registradas na palavra de Deus,nos identifiquemos e nos fortaleçamos em nossa missão com Deus de cumprir cabalmente o ministério que Ele mesmo nos confiou..., Experiências estas que deixam marcas no corpo e na alma..., Algumas Percepções:

1- O Ministério pastoral deve ser caracterizado pela determinação, coragem e ousadia de quem está nele (16 a 21)
É impressionante como o Ap. Paulo mostra disposiçao em dar testemunho do seu ministério perante gente inescrupulosa da época, ele defende seu ministério com unhas e dentes na tentativa de mostrar os valores do verdadeiro e genuino evangelho de Jesus,enfrenta oposição severa e até memo mortal, porém com garra e ousadia,mesmo sendo considerados por muitos como insensato,desajuizado, combatia ousadia maligna com ousadia em Deus. A Biblia diz que Deus não tem nos dado o espírito de covardia mas de coragem e amor...

2- O ministério pastoral é caracterizado pelas experiências difíceis e marcantes(23 a 27)
É igualmente impressionante,as experiências narradas pelo Ap.Paulo em seu ministério pastoral. Talvez algumas delas não teríamos coragem em dizer.Estamos vivendo dias em que pesa sobre nós, a "obrigação do triunfalismo", parece que jamais podemos "contar derrotas", somente podemos contar vitórias" como se fossemos super-heróis em que jamais temos fraquezas e experimentaremos fracassos,muito me inspira o Ap.Paulo..., Quem está no ministério precisa saber e entender que as experiências amargas são as mesmas que se tornarão doces no futuro, e que ao fim de cada experiência vivida, sempre crescemos um pouco mais seja ministerialmente ou com Deus..., " O poder Deus se aperfeiçoa nas frequezas e não nas fortalezas, pois a única fortaleza nossa é o Senhor!!!!

3- O ministério pastoral é caracterizado pela nossa humanidade(28 a 30)
Quem está no ministério, sofre pressões diárias..., Não tem como ser diferente está no nosso DNA, a "adrenalina ministerial", Pesa sobre nós o cuidado com todas as igrejas, As ovelhas que Deus nos confia para cuidar, proteger,alimentar,zelar... é como ter dores de parto todo dia, em preparar um sermão, em aconselhar alguém desorietado,em fazer uma visita pastoral algumas vezes complicadas e até mesmo hostís, quem já fez sabe o que estou dizendo..., " Quem enfraquece que tb não enfraqueça...", somos pastores,porém somos gente, e gente que sofre, que sente, que tem dores,que passa dificuldades,que tb se entristece muitas das vezes, o ap Paulo nos ensina que admitir isto é um privilégio! E que benção poder dizer "tá doendo" Valeu Paulo....!

4-O Ministério pastoral é caracterizado pelos pequenos e grandes livramentos que ele nos concede (31 a 33)
Quantos livramentos Deus concedeu ao ap.Paulo em seu ministério, dentre tantos,um deles é lembrado por ele de maneira muito especial: o Dia em que foi escondodo dentro de um cesto para escapar de seu furiosos algozes. Querido pastor,quantos livramento o Senhor tem nos dado!!! Alguns deles nem chegamos a tomar conhecimento! Celebre sempre isto em sua vida pois Deus está contigo! entre choros e alegrias,sorrisos e tristezas, lutas e vitórias,saúde e enfermidade, humilhações e honras..., Celebre as grandes coisas mas tb não esqueça das pequenas coisas.

CONCLUSÃO: mesmo que o ministério nos cobre o preço das marcas no corpo e na alma,vale a pena pois de outra forma não seríamos felizes pois o principio da felicidade para nós pastores,é funcionarmos da maneira que Deus quer que funcionemos,preço caro? O que o nosso Sumo pastor pagou é infinitamente maior...,
Que Deus nos fortaleça em sua graça sublime...
Seu Pastor e Amigo
Silvio C. C. Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário